As mais recentes pesquisas realizadas em instituições de ensino superior do nordeste brasileiro estão no Univerciência. No próximo sábado (12), às 13h30, o programa está de volta com mais uma nova temporada para mostrar a importância das produções científicas que fazem diferença no dia a dia das pessoas.
O primeiro episódio apresenta um trabalho da Universidade Federal do Ceará (UFC), que analisou a capacidade de absorção de CO² por parte dos manguezais. Pesquisadores da UFC investigaram os estoques de carbono em diferentes áreas de um manguezal, localizado na região metropolitana de Fortaleza. O instituto afirma que, através deste trabalho, a retirada de carbono do ar é duas vezes maior do que a quantidade que seria absorvida sem intervenções científicas.
O Univerciência traz ainda uma matéria sobre a utilização de medicamentos de controle da diabetes para a redução de ácido úrico no organismo de pacientes. Com a intenção de diminuir esses danos, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), buscam a criação de novos medicamentos com menos efeitos colaterais.
No Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), experiências com o cultivo de tomate híbrido em grande escala são desenvolvidas. A busca é fomentar o cultivo da hortaliça orgânica entre os agricultores, para garantir um produto de maior qualidade, livre de agrotóxicos e com alta rentabilidade.
Já no Programa de Pós-Graduação em Química, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a preocupação é com a poluição da água. Através de uma tecnologia inovadora que utiliza smartphones, pesquisadores descobriram maneiras de monitorar uma possível contaminação. Atualmente, o trabalho é encontrar meios de detectar poluentes, antes que estragos maiores sejam causados.
O Univerciência, é o primeiro programa brasileiro de TV e Internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro. Criado em 2020, pela TV Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), e a partir da parceria entre a TV Brasil, TVE Bahia e cerca de 50 instituições públicas de ensino superior de toda a região, o programa conta com conteúdos colaborativos com alcance e repercussão nacional, por meio da veiculação em mais de 25 TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.
O ‘Univerciência’, pode ser visto, em sinal aberto: na Bahia, pela TV Uesb, TVE e TV Alba; no Ceará, pela TVC; no Espírito Santo, pela TVE ES; em Goiás, pela TV UFG, no Maranhão, pela TV UFMA e TV IFMA; em Minas Gerais, através da Rede Minas; em Pernambuco, através da TVU Recife e da TVPE; no Piauí, pela TV Antares e TV Assembleia; no Rio Grande do Norte, pela TVU RN; em Santa Catarina, através da TV UFSC; em São Paulo pela TVT; em Sergipe, na TV Aperipê; no Canal Educação da TV Brasil; e ainda pela TV Brasil, Canal Saúde, para a Região Metropolitana de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; e no Canal Futura. Esses três últimos canais também estão disponíveis através de operadoras de TV por assinatura e por parabólica para todo o Brasil.
Acompanhe a TVE nas redes sociais:
instagram.com/tvebahia
tiktok.com/@tvebahia
facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia
twitter.com/tvebahia
Serviço:
Univerciência estreia nova temporada neste sábado
Quando: sábado (12), às 13h30. Horário alternativo: quarta-feira (16), às 19h
Onde: TVE, tve.ba.gov.br e Canal 222 das novas parabólicas digitais
Fonte
Ascom/Irdeb