Brasil Clima
Frente fria provoca queda nas temperaturas no Sul e aumenta risco de temporais no Norte e Nordeste do Brasil
Climatempo alerta para geadas, nevoeiros e instabilidade em diversas regiões do país a partir desta segunda-feira (7), com impactos no clima e visibilidade
07/07/2025 08h37
Por: Redação
Rio de Janeiro registra chuva forte na chegada do outono (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A semana começa com mudanças expressivas nas condições climáticas em todas as regiões do Brasil. Segundo a previsão da Climatempo, a chegada de uma nova frente fria derruba as temperaturas no Sul, provoca instabilidade no litoral do Sudeste e aumenta o risco de temporais no Norte e Nordeste do país.

No Sul, a aproximação da frente fria pelo Rio Grande do Sul eleva a umidade e estimula a formação de nuvens carregadas. Durante a manhã desta segunda-feira (7), o sol ainda aparece em cidades como Uruguaiana, mas a previsão é de chuva moderada a forte no período da tarde, principalmente em áreas de fronteira com o Uruguai.

A queda acentuada nas temperaturas deve trazer geada para pontos elevados da Serra Gaúcha e de Santa Catarina. Além disso, o tempo aberto e o frio favorecem a formação de nevoeiro, especialmente no sul gaúcho, Grande Porto Alegre, sul do Paraná e em Curitiba, o que pode prejudicar a visibilidade nas primeiras horas do dia. Nas demais áreas da região Sul, o tempo permanece firme, apesar do frio.

No Sudeste, o transporte de umidade vindo do oceano mantém o céu encoberto e com chuva fraca no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. O amanhecer será frio, com possibilidade de geada fraca e pontual no Vale do Paraíba e na Serra da Mantiqueira. Nevoeiro também pode ocorrer em cidades da Grande São Paulo, Campinas, Sorocaba, Rio de Janeiro e Zona da Mata mineira. No interior da região, o sol aparece entre nuvens e o tempo segue seco, principalmente no Triângulo Mineiro e no noroeste de Minas Gerais.

Já no Centro-Oeste, o cenário é oposto. A previsão aponta para calor intenso e baixa umidade do ar, principalmente entre o norte do Mato Grosso do Sul e o norte do Mato Grosso. Em capitais como Cuiabá, Goiânia e Brasília, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30%, o que pode prejudicar a qualidade do ar e exigir cuidados com a saúde.

O Norte do país entra em alerta para temporais, sobretudo no Amazonas e em Roraima. Cidades como Manaus, Belém e Macapá devem enfrentar tempo abafado e pancadas de chuva fortes ao longo do dia.

No Nordeste, a infiltração de umidade do mar mantém o tempo nublado e chuvoso ao longo do litoral, entre o norte da Bahia e Sergipe, incluindo Salvador, onde há risco de pancadas mais intensas. Entre Alagoas e o Rio Grande do Norte, a chuva ocorre de forma mais isolada, mas pode ser moderada a forte em alguns momentos.