O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou nesta quarta-feira (2) da comemoração dos 50 anos da Associação Brasileira de Portos Secos (Abepra), na Câmara dos Deputados, em Brasília. Na cerimônia, o ministro destacou o papel estratégico dos portos secos e dos Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros (CLIAs) na logística e no comércio exterior do país.
Costa Filho também enfatizou que, historicamente, esse segmento ficou à margem das discussões estruturantes do país, mas o cenário começa a mudar na gestão do governo Lula, com a articulação entre diferentes órgãos do Governo Federal.
“Nunca houve, estrategicamente, um planejamento para o setor portuário brasileiro. Agora, queremos avançar em uma agenda conjunta entre o Ministério dos Portos, a Receita Federal e o Ministério da Fazenda, que resultará, ainda neste semestre, em um novo marco legal para os portos secos. Isso vai gerar mais segurança jurídica, atrair investimentos e permitir um planejamento logístico mais eficiente e integrado no país”, afirmou o ministro.
Além do ministro Silvio Costa Filho, a comemoração contou com a participação de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, representantes da administração pública federal e de entidades empresariais.
Durante a comemoração, o diretor-presidente da Abepra, Elielson Almeida, ressaltou que a entidade tem se empenhado em promover o diálogo institucional, construindo pontes entre o setor público e a iniciativa privada para fortalecer a logística nacional e impulsionar o desenvolvimento econômico em todas as regiões do país.
“Somos parceiros estratégicos do poder público, auxiliando na fiscalização aduaneira e na segurança das operações, ao mesmo tempo em que geramos empregos e impulsionamos o desenvolvimento regional. E é exatamente esse fortalecimento do diálogo — com a presença de ministros, parlamentares, lideranças empresariais e dos nossos associados — que este evento simboliza”, concluiu.
Abepra
Com 50 anos de existência, a Abepra reúne 30 das principais empresas privadas dedicadas à logística voltada ao comércio exterior no Brasil, com 41 recintos alfandegados em funcionamento. Com representação nacional dos Portos Secos e CLIAs, a entidade conta com associados presentes em 11 estados, localizados nos principais centros consumidores e produtores do comércio internacional brasileiro.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos