Saude Saúde
Vegetais congelados podem ser mais nutritivos do que frescos, apontam especialistas
Congelamento rápido preserva vitaminas e minerais, tornando-se aliado de dietas equilibradas e práticas
02/07/2025 11h26
Por: Redação Fonte: O Globo
Vegetais congelados — Foto: Freepik

Durante anos, acreditou-se que alimentos congelados tinham menos valor nutricional do que alimentos frescos. No entanto, especialistas em saúde e nutrição afirmam que, em alguns casos, o congelamento preserva vitaminas e minerais e representa uma alternativa prática para manter uma dieta equilibrada e reduzir o desperdício de alimentos.

Um especialista em saúde intestinal citado pelo Portafolio diz: “Vegetais congelados costumam ser tão nutritivos, ou até mais, do que produtos frescos que passaram muito tempo em transporte e armazenamento antes de chegar à cozinha”.

 

Vegetais congelados: frescor mantido desde a origem

 

Especialistas enfatizam que muitos vegetais são congelados poucas horas após a colheita, utilizando um processo de congelamento rápido que evita a perda de nutrientes. Esse procedimento permite preservar, e até mesmo superar, o perfil nutricional de produtos que passaram dias ou semanas na cadeia de distribuição. Confira 4 deles:

Espinafre

 

O espinafre congelado é um excelente exemplo. Embora o espinafre fresco seja rico em fibras, vitaminas A, C e K, ferro e potássio, sua vida útil é limitada. O congelamento prolonga sua vida útil e permite um uso mais flexível na culinária.

Além disso, o cozimento reduz o teor de ácido oxálico, um composto que dificulta a absorção de minerais. Portanto, o espinafre congelado e cozido pode proporcionar melhor assimilação de nutrientes.

 

Ervilhas

 

As ervilhas começam a perder nutrientes imediatamente após a colheita. Se não forem consumidas frescas em pouco tempo, a melhor opção é o congelamento. Essas leguminosas são ricas em proteínas, vitaminas A , C e K, fibras e ácido fólico, nutrientes que são efetivamente preservados graças ao congelamento precoce.

 

Amoras

 

Amoras e outras frutas vermelhas são conhecidas por seu teor de antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais. Quando congeladas imediatamente após a colheita, elas mantêm suas propriedades nutricionais. Isso permite que você aproveite seus benefícios nutricionais em qualquer época do ano, mesmo na entressafra.

 

Milho

 

Possui uma janela de colheita curta e fornece folato, tiamina, vitamina C, magnésio e potássio. Congelado e cozido no vapor, mantém seu valor nutricional e aumenta a biodisponibilidade de antioxidantes como luteína e zeaxantina, importantes para a saúde dos olhos e da pele.

 

Alimentos que pioram e estragam com o congelamento

 

 

  • Morangos: eles amolecem e desenvolvem mofo em poucos dias, mesmo quando refrigerados.
  • Alface: as folhas murcham e escurecem rapidamente se não forem mantidas secas e frescas.
  • Abacate: uma vez maduro, ele oxida e fica preto poucas horas após ser cortado.
  • Banana: amadurece rapidamente e depois sua casca escurece; também pode fermentar.
  • Tomate: fora da geladeira ele amadurece e se deteriora rapidamente.