Bahia Saúde
Programa Fique Sabendo realiza mais de 3 mil testes rápidos de ISTs durante o São João em Alagoinhas
Iniciativa do Governo da Bahia foi executada entre os dias 19 e 23, com estande ao lado da Arena Zé Ribeiro e com grande adesão local
26/06/2025 15h46 Atualizada há 11 horas
Por: Redação
Foto: Secom Alagoinhas

Alagoinhas foi um dos 14 municípios baianos contemplados com o programa Fique Sabendo, iniciativa do Governo do Estado voltada para a realização de testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em estandes montados nos grandes circuitos do São João da Bahia. Entre os dias 19 e 23, 3.171 exames foram realizados na estrutura montada ao lado da Arena Zé Ribeiro.

A superintendente de Proteção e Vigilância em Saúde do Estado, Rivia Barros, acompanhou de perto as ações em Alagoinhas, o que demonstra a importância do município no cenário regional. “O resultado nos surpreendeu positivamente, não só pelos números, mas pela qualidade das pessoas que procuraram a nossa testagem. Em sua maioria, eram casais com filhos, grupos de amigos. Isso demonstra que as famílias alagoinhenses aderiram ao programa. As pessoas também estavam muito interessadas em ouvir as orientações das nossas equipes, o que nos deixou muito felizes. Espero que tenhamos outros momentos como este na cidade”, diz.

Exames e orientações
No estande montado pela Sesab, os cidadãos tiveram acesso não só aos testes rápidos, como às orientações dadas por profissionais especializados. “A pessoa faz o teste, aguarda o resultado por cerca de 15 minutos e, depois, é encaminhada para uma segunda sala, de aconselhamento. Em casos positivos para sífilis, o cidadão passa por aconselhamento e imediatamente recebe a medicação. Se for hepatite ou HIV, ele é aconselhado e encaminhado para acompanhamento médico na rede municipal”, explica o diretor do Núcleo de Saúde Regional, Rogério Ramos. 

Mesmo nos casos em que o resultado do teste é negativo, as pessoas recebem aconselhamento e orientações sobre uso de preservativos, dentre outras formas de prevenção.