Bahia Educação
Inscrições do ENEM 2025 encerram nesta sexta-feira; Bahia registra baixa adesão
Apenas 52,7% dos concluintes da rede estadual confirmaram presença; SEC reforça mobilização nas escolas
02/06/2025 19h07
Por: Redação
Foto: Ascom/SEC

Faltam apenas quatro dias para o encerramento das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025. Até o início desta semana, pouco mais da metade dos estudantes concluintes do Ensino Médio da rede estadual da Bahia havia confirmado participação no exame.

Segundo dados parciais divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 68.622 estudantes realizaram a inscrição, o que representa 52,7% do total previsto. Diante da baixa adesão, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) alerta os candidatos para não perderem o prazo.

“As informações no site da SEC são seguras e levam direto à página oficial do exame. Em caso de dúvida, o estudante deve procurar a secretaria da escola antes de se inscrever. Os 27 Núcleos Territoriais de Educação estão mobilizados com pontos focais para acompanhar esse processo”, destaca Ítalo Paim, coordenador de Ensino Médio da Superintendência de Políticas para a Educação Básica.

Disponibilidade de laboratórios de informática com internet, apoio dos professores e acompanhamento da equipe gestora fazem parte das ações adotadas para garantir o acesso à inscrição, especialmente para quem não possui esses recursos em casa.

Alunos da 3ª série do Ensino Médio já estão pré-inscritos no sistema e precisam apenas confirmar os dados no sistema na Página do Candidato Já os estudantes das demais séries e os que concluíram o curso em anos anteriores devem preencher o cadastro completo na Página do Participante, disponível até sexta-feira (6), às 23h59.

O ENEM é a principal forma de ingresso no Ensino Superior e pré-requisito para programas como o Sistema de Seleção Unificada (SISU), o Programa Universidade para Todos (PROUNI) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Em 2025, o exame volta a permitir a certificação do Ensino Médio para candidatos com 18 anos ou mais, desde que obtenham a pontuação mínima exigida.

Fonte: Ascom/SEC