Alagoinhas Esporte
Alagoinhas sedia II Encontro de Mulheres Capoeiristas do Litoral Norte e Agreste Baiano neste fim de semana
O encontro é gratuito e aberto ao público e tem como objetivo fortalecer o protagonismo feminino na capoeira, valorizando saberes e trajetórias de mulheres que constroem essa arte ancestral, símbolo da resistência do povo preto
30/05/2025 12h06 Atualizada há 2 meses
Por: Redação Fonte: ASCOM MANDATO DE LUTAS
ASCOM MANDATO DE LUTAS

Nos dias 31 de maio e 1º de junho, Alagoinhas recebe o II Encontro de Mulheres Capoeiristas do Litoral Norte e Agreste Baiano, com o tema “Elas Cantam, Elas Tocam, Elas Jogam Capoeira”. A iniciativa é do mandato da vereadora Juci Cardoso, em parceria com o Coletivo de Mulheres Capoeiristas de Alagoinhas e com apoio da Prefeitura Municipal.

O encontro é gratuito e aberto ao público e tem como objetivo fortalecer o protagonismo feminino na capoeira, valorizando saberes e trajetórias de mulheres que constroem essa arte ancestral, símbolo da resistência do povo preto.

Para as capoeiristas inscritas, o evento oferece alojamento, camisa, copo e todas as refeições.

Nomes de peso da capoeira feminina estarão presentes, entre eles mestras Janja, Princesa, Lua Branca, Leninha, Geisa, Tandera, Patrícia, Bia, Nzinga e Guerreira — todas reconhecidas nacional e internacionalmente por sua trajetória e contribuição à capoeiragem, além da secretária estadual de Políticas para as Mulheres Neusa Cadore.

A programação começa no sábado (31), às 8h30, na Câmara de Vereadores de Alagoinhas, com a palestra “Mulheres na Capoeira: desafios e perspectivas dentro e fora da roda” e o painel “Elas na Roda”. No domingo (1º), a agenda se encerra com uma roda aberta na Praça dos Esportes.

Para a vereadora e capoeirista Juci Cardoso, o encontro é um posicionamento político. “É sobre ocupar espaços, fortalecer redes e reconhecer as mulheres que mantêm viva a capoeira com muita luta. Elas sempre estiveram na roda, o que falta é visibilidade e essa roda vai girar com elas no centro.”

Assessoria da vereadora Juci Cardoso
Mandato de Lutas ✊?