Alagoinhas Transporte
Tarifa Zero foi a discussão mais importante da 5ª Reunião do Fórum Baiano de Mobilidade Urbana ocorrida em Alagoinhas
O evento contou com a participação especial de Daniel Santini, autor dos livros “Sem catraca: da utopia à realidade da Tarifa Zero” e “Passe Livre: as possibilidades da Tarifa Zero contra a Distopia da Uberização”
30/11/2024 12h22 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação
Daniel Santini se destaca como pesquisador sobre políticas públicas de Tarifa Zero. Mestre e doutorando pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP), graduado em Jornalismo pela PUC (2001) e pós-graduado Lato Sensu em Jornalismo Internacion

Além da exposição de Daniel, ouvimos a experiência de outros participantes com a implantação do sistema de passe livre. Dentre eles, destacamos o prefeito Marcelo Roque da cidade de Paranaguá (PR) e Celso Haddad, presidente da Empresa Pública de Transporte do Município de Maricá (RJ), o primeiro do país com mais de 100 mil habitantes a oferecer transporte público gratuito, implantado em dezembro de 2014, portanto com 10 anos de experiência.

Ressaltamos as duas experiências porque são distintas: em Paranaguá o serviço de transporte coletivo é privado e subsidiado pelo governo municipal; já em Maricá o transporte com tarifa zero é um serviço público.

Não houve tempo para entrevistar Santini, estava com voo marcado e teve que sair logo que finalizou a apresentação, mas recebi um exemplar do livro que publicou o que me permitirá falar do assunto nos seus múltiplos aspectos. Tenho em mãos o texto de apresentação de Marcelo Roque, que entrevistamos durante o evento, o que nos dará subsídios para a importante discussão que será travada no nosso município sobre o assunto.

Seguiremos abordando os múltiplos aspectos da questão que faz parte do plano de governo apresentado pelo prefeito e vice-prefeito eleitos, Gustavo Carmo e Luciano Sérgio.

Nadia Freire
Editora Sua Cidade em Revista