Um grave acidente envolvendo um ônibus escolar na Serra da Barriga, em União dos Palmares, Zona da Mata de Alagoas, deixou 17 pessoas mortas e quase 30 feridas neste domingo, 24, segundo informações do Corpo de Bombeiros. Inicialmente, o governo havia divulgado 23 mortes, mas o número foi corrigido ao longo do dia.
O Corpo de Bombeiros encaminhou três viaturas e um helicóptero para fazer o resgate das vítimas.
Segundo o governo do estado, boa parte das vítimas são crianças que participavam de um projeto para ver o pôr do sol na Serra. Os passageiros estavam a caminho do Quilombo dos Palmares.
O ônibus escolar era terceirizado e prestava serviço para a Prefeitura de União. A informação preliminar é de que o veículo capotou de ré por cerca de 400 metros e caiu na ribanceira. Muitos dos passageiros estavam sem cinto de segurança e foram arremessados.
O local do acidente é de difícil acesso, em meio a uma mata, e com pouca comunicação. O resgate é prejudicado ainda pela falta de luz.
O governo disponibilizou 21 leitos de UTI Pediátrica e 3 de UTI para adultos, de acordo com recomendação da equipe médica.
O governador de Alagoas, Paulo Dantas, encaminhou equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o resgate, e fez um alerta geral para todos os hospitais da rede pública para receberem as vítimas dessa tragédia.
Em nota, o governador também decretou luto oficial de três dias.
"Recebi com extrema tristeza a notícia da tragédia ocorrida em União dos Palmares, que tirou vidas e deixou muitas pessoas feridas. Determinei a total mobilização do Estado, com equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU e toda a estrutura de saúde atuando no socorro às vítimas, que já estão sendo atendidas nas unidades de Saúde do Estado, em Maceió e União dos Palmares. Neste momento de imensa dor, o Governo de Alagoas decreta luto oficial por três dias em respeito às vidas perdidas e manifesta total solidariedade às famílias e amigos das vítimas", diz a nota.
As aulas da rede municipal e estadual serão suspensas amanhã em União dos Palmares.