O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou neste domingo (10) que o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será divulgado antes do previsto. Originalmente agendada para 20 de novembro, a publicação foi antecipada e deverá ocorrer ainda nesta semana, com a nova data a ser confirmada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Conforme o cronograma oficial, os resultados finais do Enem 2024 serão divulgados em 13 de janeiro de 2025. Neste domingo, os candidatos enfrentaram as provas de ciências da natureza (física, química e biologia) e matemática, enquanto, no primeiro domingo (3), realizaram os testes de linguagens e ciências humanas.
O segundo dia de provas contou com a presença de 69,4% dos inscritos, número inferior aos 73,4% do primeiro dia. A abstenção foi de 30,6%, levemente superior aos 26,6% do primeiro dia, mas menor que o percentual do segundo dia em 2023, que foi de 32%. No total, mais de 4,3 milhões de candidatos se inscreveram para o exame.
Outro dado significativo foi o aumento de participantes concluintes do ensino médio em escolas públicas, que passou de 58% (1,1 milhão) em 2023 para 94% (1,6 milhão) em 2024. Camilo Santana destacou o impacto do programa de isenção de taxa de inscrição, que atraiu mais estudantes para o exame: "O Enem é a porta de entrada para o ensino superior e para o acesso a todas as políticas públicas estaduais e federais."
Segundo o balanço apresentado pelo ministro, o segundo dia de provas transcorreu sem ocorrências graves que pudessem comprometer a aplicação do exame. Dados do Inep apontam que 1.9 mil candidatos foram eliminados por descumprimento das regras do edital, como portar dispositivos eletrônicos e deixar a sala com o caderno de provas antes do tempo permitido.
Ao todo, foram registradas 1.037 ocorrências, que incluíram emergências médicas e quedas de energia. No primeiro dia, 4.999 estudantes foram desclassificados, com 689 ocorrências registradas.
Os candidatos que não puderam comparecer ao exame nos dias 3 e 10 de novembro por motivos logísticos ou doenças previstas no edital poderão solicitar a reaplicação das provas a partir desta segunda-feira (11) até o dia 15 de novembro. A reaplicação ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro, sendo a única chance de refazer o exame em 2024.
Criado para avaliar o desempenho dos estudantes ao término da educação básica, o Enem se consolidou como a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil, sendo usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e programas como o Prouni. Também é utilizado por instituições em Portugal que têm convênio com o Inep, facilitando o ingresso de brasileiros no ensino superior internacional.