A Bahia tem se destacado em sua luta contra a evasão escolar com iniciativas que estão transformando o cenário da educação no estado. Um dos principais exemplos é o programa Bolsa Presença, que tem garantido a permanência de milhares de estudantes na rede estadual. Em 2023, a taxa de abandono escolar caiu de 11,5% para 5,4%, um resultado expressivo que reflete o impacto das políticas educacionais implementadas pelo Governo do Estado.
Vitor de Jesus, de 17 anos, aluno do Colégio Estadual de Tempo Integral Mãe Stella, é um dos beneficiários do Bolsa Presença. “As bolsas de assistência são fundamentais, pois permitem que continuemos na escola e busquemos nossos sonhos”, relata Vitor. Ele, assim como muitos outros estudantes, encontrou no programa uma forma de continuar estudando sem a necessidade de abandonar os estudos para trabalhar.
Foto: Matheus Landim/GOVBA
Esse resultado positivo está diretamente relacionado ao esforço coletivo para modernizar e construir novas escolas, oferecer alimentação escolar reforçada e ampliar a assistência estudantil. O investimento de R$ 410 milhões feito pelo governo em 2023, com recursos estaduais e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), garantiu cinco refeições diárias para os alunos de 1.082 escolas estaduais e 674 anexos.
Além da alimentação, o governo também está investindo na melhoria da infraestrutura escolar. Até o momento, foram reformadas 666 escolas, entregues 65 novas unidades e modernizadas outras 38, incluindo a construção de 33 quadras poliesportivas cobertas e quatro complexos esportivos. Esses esforços têm tornado o ambiente escolar mais atrativo, estimulando os estudantes a permanecerem na escola.
Foto: Matheus Landim/GOVBA
“Estamos garantindo que nossos jovens tenham as condições necessárias para aprender e crescer, com salas de aula climatizadas, laboratórios de ciências e mais tecnologia disponível”, afirma Fábio Barbosa, diretor de Execução das Políticas para a Educação Básica.
Esses investimentos também têm impacto direto na qualidade do ensino e no desenvolvimento dos estudantes, como destaca Beatriz Cruz, aluna do 2º ano do ensino médio: “Essas mudanças aumentaram minha motivação para aprender e me deram mais confiança para alcançar meus sonhos”.
Com investimentos em educação e um olhar atento para as necessidades dos estudantes, a Bahia caminha para transformar a realidade de seus jovens, garantindo a eles oportunidades de uma educação de qualidade e um futuro mais promissor.