O volume das atividades turísticas na Bahia expandiu 12,6% no segundo trimestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023, tornando-se o estado com a variação mais expressiva entre as unidades federativas e superando a média nacional, que registrou crescimento de 2,3%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE) e fazem parte do Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia, elaborado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) em parceria com a Secretaria do Turismo.
O fluxo de passageiros nos principais aeroportos da Bahia (Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista) avançou 8,7% no segundo trimestre de 2024, comparado ao mesmo período do ano anterior. Ao todo, mais de 2,3 milhões de pessoas transitaram pelos aeroportos baianos, com destaque para o aumento da movimentação em três dos quatro aeroportos investigados.
O turismo também movimentou as rodovias baianas, com um aumento de 6% no trânsito de veículos pelos pedágios. Foram contabilizados cerca de 1,1 milhão de veículos a mais nas rodovias do estado. Além disso, o setor arrecadou aproximadamente R$ 1,2 bilhão em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com crescimento nominal de 23,5% em relação ao segundo trimestre de 2023.
A taxa média de ocupação dos meios de hospedagem em Salvador foi de 56,9%, um aumento de 0,6 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo a segunda melhor taxa desde o início da série histórica em 2014.
Outro dado positivo foi a geração de 1.354 postos de trabalho formais no setor de turismo, com destaque para o setor de restaurantes e alimentação, táxis e hotéis. A zona turística da Baía de Todos-os-Santos foi a que mais contratou, com 318 novos postos de trabalho.
O turismo religioso, impulsionado pelos festejos juninos, também teve um papel importante no crescimento do setor. Para o terceiro trimestre, a Bahia espera manter o desempenho positivo com eventos como o Desfile da Independência do Brasil, o Festival do Chocolate, a romaria de Bom Jesus da Lapa e outros grandes eventos, que devem continuar impulsionando o turismo no estado.