A Primavera no Hemisfério Sul começa oficialmente às 9h44 do dia 22 de setembro, e na Bahia, as mudanças climáticas trarão características típicas do verão, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O clima seco deverá predominar até meados de novembro, de acordo com o prognóstico elaborado em conjunto com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Fundação Cearense de Meteorologia (FUNCEME).
Ainda segundo o levantamento, as chuvas podem ficar acima da média em pontos isolados, principalmente na região sudeste do estado. A qualidade e o volume dessas chuvas, no entanto, dependerão diretamente da umidade transportada da Amazônia.
O fenômeno climático La Niña, que não se confirmou entre agosto e setembro, tem 58% de chance de ocorrer até novembro. Entre os meses de outubro, novembro e dezembro de 2024, essa probabilidade sobe para 60%. La Niña, que provoca o resfriamento das águas no Oceano Pacífico equatorial, pode ter efeitos duradouros, influenciando o clima globalmente. As Américas, por exemplo, podem enfrentar secas em algumas regiões, enquanto outros lugares, como Austrália e Indonésia, podem sofrer com chuvas intensas.
A nova estação da Primavera termina oficialmente no dia 21 de dezembro de 2024, às 6h20, com a previsão de variações climáticas ainda sendo influenciadas pela possível ocorrência de La Niña.