O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, assinou nesta terça-feira (10), em Salvador, um decreto que estabelece novos incentivos fiscais para impulsionar a produção de etanol no estado. O evento, realizado no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), também marcou o anúncio da instalação de uma nova planta de biorrefinaria no município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste baiano.
Os novos incentivos incluem um crédito presumido de 75% no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para operações com etanol anidro e hidratado, além de benefícios para coprodutos como DDGs, utilizados na alimentação animal, e óleos diversos. “O Estado está atraindo empresas que combinam geração de emprego e desenvolvimento sustentável, investindo em energia limpa”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
Atualmente, a Bahia importa 80% do etanol consumido, mas, com as novas medidas, o estado busca se tornar autossuficiente e até exportador. Segundo Paulo Guimarães, diretor-presidente da BahiaInveste, há planos para a instalação de várias fábricas na região, incluindo projetos em Rosário, Luís Eduardo Magalhães e Santa Rita de Cássia.
Durante o evento, foi assinado um protocolo de intenções para a instalação de uma nova biorrefinaria da Inpasa, uma empresa especializada em energias renováveis. A planta, com previsão de instalação até 2026, terá capacidade para processar 1 milhão de toneladas de grãos por ano, produzindo 460 milhões de litros de etanol e gerando 2,5 mil empregos diretos durante a construção e 450 após o início das operações.