Bahia Educação
Aluno da escola estadual na Bahia cria plataforma de IA para ajudar estudantes no Enem
Gustavo Barros desenvolve o LearnLoop, um site acessível e sem fins lucrativos que oferece correções personalizadas e suporte na preparação para o Enem.
02/09/2024 07h42
Por: Redação
Estudantes de ensino médio conhecem ferramenta de Inteligência Artificial que ajuda na preparação do Enem - Foto: Divulgação

Cerca de 42% dos estudantes que cursam ou pretendem ingressar no ensino superior utilizam Inteligência Artificial (IA) semanalmente, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes). Aproveitando essa tendência, Gustavo Barros, estudante do Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão, desenvolveu o LearnLoop, uma plataforma digital que utiliza IA para auxiliar na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Motivado pelas dificuldades enfrentadas por seus colegas de classe, Gustavo, com o apoio de seu professor Jaildo Caldas e de Jorge Alberto, criou uma ferramenta gratuita e acessível para os estudantes. "Nosso professor nos incentivou a observar as dificuldades dos colegas e desenvolver um produto que facilitasse a vida acadêmica deles. Por isso, ser acessível é uma característica essencial do LearnLoop", explica Gustavo.

A plataforma é simples de usar: os alunos precisam apenas se cadastrar para acessar funcionalidades como a correção personalizada de redações, onde, após o envio de uma foto do trabalho manuscrito, a IA oferece ajustes baseados nos critérios de avaliação do Enem.

O projeto, que não visa lucros, busca expandir seu alcance para ajudar um maior número de estudantes menos favorecidos a ingressar em universidades. A iniciativa também conta com o suporte da Secretaria Estadual de Educação (SEC), que apoia o desenvolvimento contínuo da ferramenta.