A montadora chinesa BYD, recém-chegada ao mercado baiano, assumiu a liderança na venda de carros no estado, superando marcas tradicionais como Citroën e Peugeot. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), de janeiro até o final de agosto, a BYD emplacou 1.315 veículos na Bahia, consolidando-se como a nova favorita entre os consumidores locais.
O desempenho da BYD no estado destaca-se especialmente no segmento de veículos elétricos, com os modelos Dolphin Mini e Dolphin liderando as vendas com 409 e 376 unidades, respectivamente. O híbrido Song, disponível nas versões Plus e Pro, também contribuiu significativamente para o sucesso da marca, com 346 emplacamentos.
Em comparação, as montadoras francesas Citroën e Peugeot, que juntas emplacaram 1.068 veículos no mesmo período, ficaram para trás. A Citroën registrou vendas principalmente dos modelos Aircross, C4 Cactus e C3, todos movidos a álcool e gasolina, enquanto a Peugeot, embora ofereça modelos híbridos, teve quase 90% de suas vendas concentradas no tradicional 208.
O crescimento da BYD é ainda mais notável quando comparado ao ano anterior. Em 2023, a marca chinesa havia emplacado 456 veículos na Bahia, um número bem inferior ao que alcançou este ano, refletindo a rápida ascensão da marca no mercado local.