Moderna tecnologia de pavimentação asfáltica, o microrrevestimento asfáltico é oriundo das lamas asfálticas selantes. Muito utilizado em projetos de reabilitação de superfície de pavimentos, normalmente é projetado para rodovias ou vias urbanas com aplicação em dupla camada: regularização/impermeabilização e rugosidade/rolamento. Seu objetivo é a proteção, impermeabilização e rejuvenescimento superficial e estético dos pavimentos asfálticos em início de desgaste pela ação do tráfego e envelhecimento pelo intemperismo climático.
Esses danos provocam fissuras e perda de materiais da camada asfáltica existente, dessa forma, torna-se necessário uma conservação mais atuante e onerosa através de serviços de tapa buracos e remendos, comprometendo sensivelmente a estética do pavimento, por isso a importância do micro revestimento.
Entre as principais aplicações do micro revestimento asfáltico, destacam-se as seguintes:
– Impermeabilizar revestimentos antigos com desgaste superficial;
– Proteção de revestimentos recentes de graduação aberta;
– Selar fissuras (<3mm) e melhoria estética de pavimentos antigos;
– Elevar o coeficiente de atrito (pneu/pavimento/rugosidade);
– Revestimento delgado sobre pavimento/preservação do greide da pista;
– Camada autoaderente ao pavimento subjacente, salvo necessidade de pintura ligação quando recomendada;
– Enchimento (nivelamento de trilhas de rodas / <2cm);
– Prolongar período de vida útil dos pavimentos asfálticos.
O trabalho começou na última quinta-feira (15) e será executado no ritmo permitido pelo fluxo de veículos, já que se trada de uma via bastante movimentada. A requalificação da Juracy Magalhães faz parte das obras do programa de melhorias de Infraestrutura da cidade, implementado pela Prefeitura Municipal.