Em mais uma ação para fortalecer a luta contra atitudes que excluem, separam e inferiorizam pessoas tendo como base ideias preconceituosas, as Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e de todas as formas de Discriminação (COPAMSD) do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) visitaram a Vara do Sistema dos Juizados Especiais da Comarca de Alagoinhas. A viagem reforça o compromisso das referidas comissões de aproximar-se das unidades jurisdicionais.
A visita, realizada no dia 16 de julho, objetivou apresentar os trabalhos das Comissões, presididas pela Desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus (no 2º Grau) e pela Juíza Ana Conceição Barbuda (no 1º Grau). Políticas de combate ao assédio e de promoção da igualdade de gênero, raça, orientação sexual e outras características individuais foram destaques na pauta.
Na viagem para Alagoinhas, estiveram presentes a Juíza da 2ª Vara Criminal de Irecê, Isabella Pires; a Assistente Social Laíse Palagani; a Psicóloga Cristina Goulart; e a Técnica Judiciária Ana Ramos. Essas profissionais compartilharam informações sobre as ações da COPAMSD, como capacitações, palestras, acolhimentos e visitas técnicas. O Juiz da Vara do Sistema dos Juizados Especiais do município, Augusto Yuzo Jouti, também participou.
A Juíza Isabella Pires, integrante da Comissão na 1ª instância, avaliou o encontro. “A visita técnica foi uma experiência riquíssima e evidenciou a importância da aproximação da Comissão com as unidades jurisdicionais. Apresentamos o trabalho que está sendo feito, abordando conceitos, explicitando modos de atuação e a política da Comissão. Isso proporcionou aos colegas o entendimento, o acolhimento e o apoio necessário”.
A COPAMSD faz visitas periodicamente, com aviso prévio à chefia da unidade a ser visitada. Após cada visita, a equipe elabora relatórios que visam impulsionar mudanças a partir da colaboração entre as pessoas envolvidas.