O Supremo Tribunal Federal vai realizar nesta terça-feira (4) o julgamento da denúncia da Procuradoria-Geral da República contra Sergio Moro (União-PR) por suposta calúnia proferida ao ministro Gilmar Mendes.
Em abril de 2023, viralizou na internet um vídeo em que Moro ironiza Gilmar Mendes, após uma mulher dizer que ele “está subornando o velho”, Moro responde: “Não, isso é fiança. Instituto para comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes”
De acordo com a PGR, o Senador, “com livre vontade e consciência, caluniou o ministro Gilmar Mendes, imputando-lhe falsamente o crime de corrupção passiva“.
“Ao atribuir falsamente a prática do crime de corrupção passiva ao ministro (…), Sergio Moro agiu com a nítida intenção de macular a imagem e a honra objetiva do ofendido, tentando descredibilizar a sua atuação como magistrado da mais alta Corte do País”, diz a denúncia.
Na ocasião, a assessoria de comunicação de Moro esclareceu que o senador sempre respeitou sua relação com STF e com seus ministros.
“Jamais agiu com intenção de ofender ninguém e repudia a denúncia apresentada de forma açodada pela PGR, sem base e sem sequer ouvir previamente o senador.”