Ameaças de morte, agressões físicas e processos judiciais recorrentes se tornaram ferramentas de intimidação contra o advogado e radialista Caio Pimenta, âncora do Programa Primeira Mão, contra a editora do jornal e site Sua Cidade em Revista e do site Se Liga Alagoinhas.
O mais recente episódio de violência aconteceu na segunda-feira (22): Caio Pimenta foi covardemente agredido dentro de um estabelecimento comercial pelo pré-candidato a vereador pelo PDT, Antônio Barreto, conhecido como Tonho Rato.
Mas este não é um caso isolado. Processos judiciais e ameaças, sempre direcionados por membros do partido liderado pela vereadora Luma Menezes e seu pai, Ozeas Menezes, já se tornaram rotina para os jornalistas.
Fica claro que a tentativa de silenciar a imprensa é fruto do desespero. Sem um projeto político sólido para a campanha do pré-candidatura de Paulo Cezar Simões, os aliados de Luma e Ozeas Menezes recorrem à violência e à intimidação na esperança vã de calar a imprensa.
É lamentável que a disputa eleitoral em Alagoinhas tenha chegado a este ponto. O uso da força bruta e das ameaças não condizem com a história do PDT, partido fundado por Leonel Brizola, símbolo da luta pela democracia e pela justiça social.
Esperamos que os partidos políticos envolvidos na pré-campanha se manifestem repudiando veementemente a violência e a intimidação contra a imprensa.
Nossa solidariedade vai para Caio Pimenta e Se Liga Alagoinhas. A sociedade alagoinhense não se calará diante de tais atos covardes. A liberdade de expressão e o direito à informação devem ser defendidos a todo custo.
Nadia Freire
Editora SCR