Educação Educação
Enem 2023: quando serão divulgadas as notas do exame?
Estudantes que buscam ingresso em universidades devem usar o resultado para se inscrever no Sisu, no fim de janeiro
13/01/2024 13h17
Por: Redação Fonte: O Globo
Concurso Nacional Unificado terá 2 mil vagas com salários de mais de R$ 10 mil — Foto: Hermes de Paula/Agência O Globo

O Ministério da Educação (MEC) informou que as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 serão divulgadas na próxima terça-feira (16), na página do participante, aos candidatos que pretendem ingressar em universidades. Já os chamados "treineiros" — aqueles que realizam a prova apenas em busca de autoavaliação — precisarão esperar um pouco mais: terão os resultados revelados em março, conforme especificado no edital.

O espelho das redações, segundo o MEC, será disponibilizado 90 dias após a divulgação das notas. A pasta afirma que os textos são avaliados de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência. A nota pode chegar a 1.000 pontos, mas há fatores que levam à nota zero, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Inscrições do Sisu abrem na sequência

 

Ainda segundo o MEC, no dia 22 de janeiro serão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Serão 264 mil vagas em instituições públicas de educação superior de todo o país. A Região Nordeste concentra quase metade das vagas cadastradas no sistema (45%), seguida do Sudeste (32%), Sul (12%), Centro-Oeste (8%) e Norte (4%).

O prazo máximo para as inscrições é até o dia 25 de janeiro e devem ser feitas através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

 

O Enem

 

O Enem 2023 foi aplicado nos dias 5 e 12 de novembro e mais de 3,9 milhões de pessoas realizaram o exame. A prova avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.