Brasil Brasil
Inmet emite alerta sobre a possibilidade de tempestades e chuvas intensas em 18 estados
Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste serão as regiões mais afetadas, mas o país inteiro deve ter uma quinta-feira de tempo fechado com pancadas de chuva isolada
04/01/2024 08h09
Por: Redação Fonte: O Globo
Mapa mostra risco de tempestade e chuvas intensas em 18 estados e DF — Foto: Divulgação/Inmet

O Inmet emitiu um alerta laranja de possíveis tempestades e chuvas intensas em 18 estados e no Distrito Federal nesta quinta-feira (4). As regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste serão as mais afetadas, mas o país inteiro deve ter uma quinta-feira de tempo fechado com pancadas de chuva isoladas. As cidades do Rio de Janeiro e São Paulo não devem ser atingidas pelas piores precipitações, mas ainda terão pancadas isoladas ao longo do dia.

Inmet emitiu alerta laranja para 18 dos 27 estados brasileiros — Foto: Inmet

No estado do Rio de Janeiro, as chuvas mais intensas devem cair longe da capital, perto da região de Angra dos Reis e Resende. Já Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso estão bem no meio da área de alerta laranja, com possibilidade de 30 a 60 mm/h de chuva e ventos entre 60 e 100km/h.

Os alertas de tempestade são para a área metropolitana de Curitiba, norte catarinense e litoral sul paulista. Segundo o Inmet, esses locais também terão chuvas intensas e ventos de até 100km/h, com possibilidade adicional de queda de granizo. Essa instabilidade pode se estender por todo o litoral do Sul do país, incuindo Florianópolis e Porto Alegre, mas o instituto classifica essa área estendida apenas como "perigo potencial".

A cidade de São Paulo terá pancadas de chuvas leves isoladas, com máxima de 26°C e mínima de 20°C. O Rio de Janeiro será poupado das chuvas mais intensas, mas deve ter pancadas isoladas com trovoadas na parte da tarde. As temperaturas na capital carioca chegarão a 35°C ao longo do dia, com mínima de 21°C.

No Nordeste, tem alerta laranja de chuvas intensas no litoral do Maranhão e no interior de Piauí e Bahia. Já no Norte, o alerta contempla a maior parte de Rondônia e Tocantins, assim como as áreas ao sul do Pará e Amazonas.

O Inmet ressalta que todas as áreas classificadas como perigo laranja correm alto risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O instituto também recomenda não se abrigar embaixo de árvores e torres elétricas devido ao risco de queda ou de eletrocussão.

Vale lembrar que o alerta não é garantia de chuvas intensas em todas as regiões demarcadas no mapa metereológico. É mais provável que haja pancadas de chuvas fortes isoladas provocadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que passa pelas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

Em janeiro, o Norte e o Sul devem ter poucas precipitações, enquanto o Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste devem ter chuvas acima da média. O Inmet afirma que, apesar das instabilidades, o país deve ter ondas de calor e temperaturas recordes no início do ano.