O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, manteve neste domingo (19) uma conversa telefônica com o seu homólogo iraniano, Hossein Amir Abdollahian, na qual abordaram a necessidade de um cessar-fogo imediato na guerra genocida de Israel contra a Faixa de Gaza, informa a Telesur.
Durante a conversa, os líderes refletiram sobre a situação em Gaza e da sua população civil, que está sujeita a pesados bombardeios e bloqueio por parte do exército israelense, privando mais de dois milhões de pessoas de combustível, eletricidade, alimentos, água e material médico.
Ambos os ministros analisaram o calendário dos próximos contatos entre Teerã e Moscou, bem como questões relacionadas com a agenda bilateral e internacional de interesse para ambas as nações.
Neste sentido, através de um comunicadoa chancelaria russa “expressou preocupação geral com o confronto armado em curso na Faixa de Gaza. Foi destacada a necessidade de um cessar-fogo imediato e de assistência urgente à população civil afetada".