Geopolítica Geopolítica
Irã questiona incapacidade da ONU para lidar com Gaza e a submissão aos EUA
O Irã lamenta que o organismo multilateral seja incapaz de manter a paz mundial
23/10/2023 07h06
Por: Redação Fonte: Brasil247
Presidente do Irã, Ebrahim Raisi, recebe a chanceler da África do Sul, Naledi Pandor (Foto: Presidência do Irã )

Durante um encontro com a Ministra dos Negócios Estrangeiros da África do Sul, Naledi Pandor, o Presidente iraniano, Seyed Ebrahim Raisi, questionou neste domingo (22) a posição e o papel do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) no estabelecimento e manutenção da segurança e da paz no mundo, informa o canal iranoano HispanTV.

“Quando os Estados Unidos, ao mesmo tempo que enviam equipamento e armas ao regime sionista, participam dos seus crimes contra o povo indefeso de Gaza, e ao mesmo tempo impedem a adoção da resolução condenando estes crimes no Conselho de Segurança da ONU, isto significa que não há mais esperança de que este Conselho desempenhe um papel na manutenção da paz mundial", lamentou.

Além disso, Raisi elogiou como “valioso e digno” o sentido de responsabilidade do governo e da nação sul-africana na tomada de posições de apoio ao povo palestiniano e na rejeição das atrocidades do regime sionista. 

Referindo-se aos crimes cometidos pelo regime israelense contra o povo palestino, especialmente mulheres e crianças, o presidente iraniano descreveu como responsável a posição da África do Sul de impedir a adesão ao regime sionista como observador na União Africana (UA). 

Em outra parte das suas declarações, Raisi agradeceu à África do Sul os seus esforços e acompanhamento na adesão da República Islâmica do Irã ao BRICS.  

Neste contexto, a Ministra dos Negócios Estrangeiros sul-africana afirmou que a adesão do Irã aos BRICS foi um consenso de todos os países membros. “O Irã pode desempenhar um papel eficaz na melhoria da posição dos BRICS e dos esforços conjuntos dos países para alcançar um progresso justo”, enfatizou. 

No mesmo quadro, acrescenta Pandor, a África do Sul também está muito interessada em reforçar a cooperação, especialmente no setor econômico, com a República Islâmica do Irã.