Noticia Consumo
Consumo de energia elétrica cai em quase toda a região Nordeste
Consumo de energia elétrica cai em quase toda a região Nordeste
20/09/2022 19h48 Atualizada há 2 anos
Por: Redação
Brasília - O consumo de energia elétrica no país fechou os primeiros três meses do ano com queda acumulada de 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Dos nove estados, sete tiveram queda em agosto; Bahia, no entanto, foi na contramão e teve alta

O consumo de energia elétrica caiu em quase todos os estados da região Nordeste durante o mês de agosto, em comparação com o ano passado. A Bahia, no entanto, foi na contramão, sendo um dos dois únicos estados a registrarem alta.

Segundo informações do Boletim InfoMercado Quinzenal, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a queda é motivada pelo volume de chuvas e temperaturas mais amenas, o que reduz a necessidade de equipamentos de refrigeração, como os aparelhos de ar-condicionado. A maior retração, de 7%, foi no Rio Grande do Norte, seguido por Piauí (-5%), Ceará e Sergipe (-3%) e Paraíba (-2%).

Nestes estados, a demanda foi menor no mercado regulado, que é quando as residências e pequenas empresas compram energia por meio das distribuidoras.

Apenas o Maranhão e a Bahia registraram alta, de 16% e de 3%, respectivamente. No Maranhão, o avanço tem relação com a retomada da operação de uma grande planta industrial. Já na Bahia, o crescimento está atrelado ao maior consumo em ramos como Químicos, Madeira, Papel e Celulose, e Extração de Minerais Metálicos.

Fonte: A Tarde