Geral Geral
Enfim, a hipocrisia: Fifa bane Rússia da Copa do Mundo de 2022
Enfim, a hipocrisia: Fifa bane Rússia da Copa do Mundo de 2022
01/03/2022 09h15 Atualizada há 3 anos
Por: Redação
Foto: Reprodução

A Rússia foi expulsa da Copa do Mundo por "violações dos direitos humanos na Ucrânia". O detalhe interessante é que a copa acontecerá no Qatar,

país do Oriente Médio que foi objeto de muitas manifestações na Europa durante as eliminatórias, acusado de rotineiras violações de direitos humanos.

Em 2021, as mortes de imigrantes trabalhadores nas obras da Copa do Mundo de 2022  gerou uma onda de protestos das seleções da Alemanha, Dinamarca, Holanda e Noruega que participaram das Eliminatórias para o torneio.   De acordo com publicação do jornal inglês The Guardian, 6,5 mil imigrantes, vindos de cinco países (Índia, Nepal, Sri Lanka, Paquistão e Bangladesh) morreram em construções do país do Oriente Médio.

Recentemente, em fevereiro de 2022, uma trabalhadora mexicana foi condenada a 7 anos de prisão e a 100 chibatadas, no Catar, após denunciar agressão. Depois de um ano e meio morando lá, ela conta que foi vítima de uma agressão. Mas quando procurou as autoridades para registrar a queixa, o caso se voltou contra ela: Paola foi acusada de "sexo extraconjugal", um crime sob a lei islâmica. A jovem de 27 anos foi condenada a sete anos de prisão e cem chibatadas. E, surpreendentemente, foi dada uma alternativa: ela poderia se livrar da pena, mas para isso teria que se casar com o agressor.

Nem vamos nos reportar ao papel desempenhado pelos Estados Unidos no mundo, no quesito direitos humanos.

Nadia Freire

Com informações de: The Guardian, Isto É